Meio ambiente

C-Pack recebe Certificação LIFE por conservação da biodiversidade

By 25 de junho de 2021 No Comments

A C-Pack Creative Packaging, empresa líder na América Latina em produção de bisnagas plásticas para a indústria de cosméticos, recebeu neste mês de junho a Certificação LIFE, criada pelo Instituto LIFE – Lasting Initiative for Earth, que reconhece a eficácia do sistema de gestão ambiental e distingue as organizações que incluem uma agenda voluntária em prol da conservação da biodiversidade.

Reconhecida pela Convenção da Diversidade Biológica (CDB) da ONU, a metodologia LIFE vai além do cumprimento legal da legislação ambiental e busca compensar os impactos residuais das organizações ao definir um desempenho mínimo em conservação da biodiversidade, estabelecido de forma proporcional aos impactos ambientais, levando em conta cinco aspectos em seu cálculo: geração de resíduos, emissão de gases de efeito estufa, consumo de água, utilização de energia e ocupação da área.

A ação fundamental para obtenção da certificação foi o Projeto C-Pack Conserva, desenvolvido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação do Estado de Santa Catarina, que atende à estratégia de restauração e ações de manejo do parque. O foco da ação está em manter a biodiversidade do parque, buscando a conservação do patrimônio natural.

O processo foi auditado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. A próxima auditoria de acompanhamento deverá ser realizada em até 12 meses da data de emissão do certificado.

Importante destacar que a C-Pack traz em seus valores a constante preocupação com o aspecto social e ambiental, tanto na estrutura, quanto em suas atividades e produtos. Em termos ambientais, a unidade fabril da C-Pack em São José (SC) com 32 mil m² foi projetada para ser a mais sustentável da América Latina na produção de bisnagas plásticas. O consumo total de água tratada incluindo o refeitório é inferior ao de 15 famílias; 33% da água consumida é proveniente de captação pluvial; claraboias reduzem em 50% os pontos de lâmpadas elétricas durante o dia; todo o esgoto é tratado por zona de raízes; menos de 10% dos seus resíduos são destinados para aterro, o que a classifica como Empresa Lixo Zero, pois grande parte dos resíduos do refeitório são destinados para compostagem, de modo que o adubo resultante desta compostagem retorna para uma horta interna e é usado no cultivo de verduras consumidas nas refeições da empresa.

Outra prática de responsabilidade ambiental que traz bons resultados de gestão é a da logística reversa. A C-Pack tem disponibilidade de entregar as bisnagas fabricadas em caixas plásticas retornáveis. Fabricadas com aparas de polipropileno da produção das tampas, a logística reversa das caixas é executada pela C-Log, transportadora pertencente ao grupo. “Anualmente cerca de 2,5 mil árvores são poupadas pelo uso de plástico retornável no lugar do papelão”, atesta André Michel Kehrwald, Diretor de Inovação e Qualidade da C-Pack.

Segundo Kehrwald, a C-Pack reconhece sua responsabilidade frente ao meio ambiente como parte integrante de suas atividades e afirma seus compromissos por meio de sua política ambiental, comprometendo-se a: priorizar o respeito à biodiversidade e o relacionamento harmônico com as comunidades onde opera e desenvolve suas atividades; estabelecer o uso eficiente de recursos por meio da redução de resíduos, da reutilização de materiais e práticas de reciclagem e visar a diminuição de impactos ambientais significativos, buscar a melhoria contínua e a satisfação dos fornecedores e clientes.

Leave a Reply